Conecte-se Conosco

Paranavaí

ACIAP pede que população se mobilize contra aumento no número de vereadores

Roy Junior

Publicado

em

Publicidade

Entidade pede que população assine petição contra ampliação do número de vereadores e participe da sessão de 2ª feira

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) lançou um apelo nesta sexta-feira (24) para que a população se mobilize contra o aumento do número de vereadores no legislativo local. A proposta, subscrita por nove dos atuais dez vereadores, irá a segunda e última votação na sessão da Câmara Municipal na próxima segunda-feira (27).
O pedido da entidade é que a população acesse e assine a petição on line (https://pactoporparanavai.org.br/) contrária à proposta de ampliação do número de cadeiras na câmara Municipal de Paranavaí e participe da sessão do Legislativo na próxima segunda-feira, às 19h30, quando o projeto irá à definitiva votação.

Publicidade

Como a proposta é assinada por nove dos dez vereadores “o aumento parece estar consolidado e será confirmado na segunda-feira, a não ser que a população demonstre ou que quer pela cidade”, diz o CEO da ACIAP, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli em vídeo divulgado hoje e falando em nome da diretoria da entidade.
No vídeo, o executivo lembra que na sessão de segunda-feira será “tomada uma decisão definitiva que vai impactar a vida da população”. Pontua que a justificativa para a apresentação do projeto é o aumento da representatividade da população no Legislativo. Mas aponta uma incoerência. “Como haverá um aperfeiçoamento da representatividade se hoje 90% dos vereadores são a favor de aumentar o número de vereadores, quando mais de 90% da população é contra este aumento? A postura atual dos vereadores é contrária à vontade população”.

MAIS ADESÕES – A mobilização contra o aumento no número de vereadores é a primeira ação efetiva do Pacto por Paranavaí, um movimento que tem por objetivo promover ações que comprometam políticos e lideranças com a eficiência pública, respeito ao dinheiro público, transparência e combate à corrupção.
A iniciativa é da ACIAP, mas está aberta a todas as entidades interessadas em defender a ética na política e o respeito ao dinheiro público. Mais três entidades aderiram ao movimento: Rotary Club Paranavaí Montoya, Academia de Letras e Artes de Paranavaí (ALAP) e a Loja Maçônica Vale do Ivaí.
Já haviam aderido ao Pacto o Observatório Social de Paranavaí, Sindicato Rural de Paranavaí, Assidip (Associação das Indústrias do Distrito industrial de Paranavaí), Loja Maçônica Aarão, Loja Maçônica Acácia do Norte, Loja Maçônica Luzes do Arenito, Micropar (Associação das Microempresas de Paranavaí) e Codep (Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí).

Fonte: Assessoria de Comunicação Aciap

 

Comente usando o Facebook

Publicidade

O Portal Roy NEWS acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais fatos de Paranavaí e região, além dos destaques nacionais e da mídia.

Clique Para Comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Atletismo

Atletismo de Paranavaí disputa Torneio Paranaense em Cascavel neste fim de semana

Roy Junior

Publicado

em

Publicidade

Nesse sábado em Cascavel acontece o terceiro Torneio da Federação Atletismo do Paraná categorias sub 14 e sub 16.
350 atletas de 17 cidades foram inscritos nesse torneio l. O evento acontece no Centro Nacional Deselvolvimento do Atletismo, uma das maiores estruturas do Brasil. O evento começa as 8.00 e termina às 17.00 hs.

Publicidade

Acompanham os atletas os professores:
Aguinaldo Souza
Orlando Bomfim
Moises Robert

O projeto tem apoio da prefeitura de paranavai

Comente usando o Facebook

Publicidade
Continue Lendo

Paranavaí

Paranavaí terá vagas de motos exclusivamente para idosos

Roy Junior

Publicado

em

Publicidade

A Pare Fácil, empresa responsável pelo estacionamento rotativo em Paranavaí, deu início nesta semana a implantação das vagas de idosos nas vagas de motos. O serviço está sendo realizado fora do horário de expediente comercial para não atrapalhar o trânsito, bem como não interditar o uso do estacionamento pelos demais motociclistas.

Publicidade

Um idoso com a credencial nas vagas exclusivas tem a gratuidade de duas horas do estacionamento rotativo. Devido a muitos pedidos dos usuários, o município solicitou à empresa responsável pela operação do Estacionamento Rotativo que providenciasse vagas exclusivas para os idosos para as motocicletas.

Buscando garantir o direito a todos os idosos, as vagas implantadas serão de uso exclusivo para o titular da credencial, devendo ser disposta de maneira visível no painel da motocicleta. No total, serão 48 vagas que foram escolhidas para facilitar a mobilidade dos idosos.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de 2023, a frota de motocicletas no Brasil chegou a 32,3 milhões, sendo um dos principais meios de transporte da população. O uso de motocicletas pelos idosos vem crescendo consideravelmente devido à sua praticidade e economia.

Fonte: Ass. Pref. Pvaí

Comente usando o Facebook

Publicidade
Continue Lendo

Cidades

Estado promove encontros sobre patrimônio cultural em Paranavaí e Umuarama

Roy Junior

Publicado

em

Publicidade

Secretários, dirigentes e gestores públicos municipais de Cultura do Núcleo Regional de Cultura da Macrorregião Noroeste irão participar em maio de um encontro nos municípios de Paranavaí (23/05) e Umuarama (24/05) com a temática da Memória e do Patrimônio Cultural do Paraná. Os dois dias de evento se dão em razão do número de municípios (114) que a macrorregião possui. No total, são aguardadas 120 pessoas.

Publicidade

O objetivo é mostrar a legislação estadual dos museus e do patrimônio histórico, a Cartilha de Orientação do Patrimônio e orientar sobre os procedimentos para criação de museus municipais. Para isso, serão feitas apresentações sobre políticas públicas que visam salvaguardar os conjuntos históricos, planejamento dessas políticas, projetos para preservação da memória do Estado e as diretrizes que são desenvolvidas de forma coletiva com os agentes culturais e a sociedade civil.

“A importância desse encontro está relacionada com o fortalecimento das políticas públicas do setor cultural e especificamente da área de memória e patrimônio. A nossa expectativa é desmistificar o tombamento e promover o sistema estadual dos museus”, explica Vinicio Costa Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural, da Secretaria estadual da Cultura.

HISTÓRIA – A história do preservacionismo no Estado do Paraná remonta às primeiras décadas do século XX, quando foi criado o Conselho Superior de Defesa do Patrimônio Cultural, pela Lei Estadual n.º 38, de 31 de agosto de 1935. O principal objetivo do conselho era colaborar na defesa do Patrimônio Cultural do Paraná e estimular toda atividade intelectual e artística no Estado. Por esse motivo, o Paraná é considerado o primeiro estado a tratar desse assunto.

Em 1948, foi criada a Divisão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Paraná a qual, mais tarde, tornou-se a atual Coordenação do Patrimônio Cultural. Passados alguns anos, em 1953, foi criada e sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto a Lei Estadual 1.211, Lei de Tombamento.

Serviço:

Paranavaí
Data: 23/05 (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Público-alvo: municípios da região da Amunpar (Paranavaí) e Amusep (Maringá)
Nº de municípios: 58
Local: Fundação Cultural de Paranavaí – Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade

Umuarama
Data: 24/05 (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Público-alvo: municípios da região da Amenorte (Cianorte), Amerios (Umuarama) e Comcam (Campo Mourão)
Nº de municípios: 56
Local: Fundação Cultural de Umuarama – Centro Cultural Vera Schubert

Fonte: AEN

Comente usando o Facebook

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas