Conecte-se Conosco

Paranavaí

Americana confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Com o registro, tota de registros do vírus monkeypox subiu para 12 na região de Campinas, todos em homens. Paciente é jovem de 27 anos e SP trata casos como surto; veja como se prevenir. Americana (SP) confirmou na noite desta quarta-feira (27) o primeiro caso positivo de varíola dos macacos. Com isso, subiu para 12 o total de registros na região de Campinas (SP). Em nota divulgada às 19h, a prefeitura informou que o paciente é um homem de 27 anos, com quadro de saúde estável. Ele está em isolamento domiciliar, sob monitoramento, não tem histórico de viagem ao exterior, nem teve contato com viajantes.

Publicidade

Prefeitura de Americana — Foto: Edvaldo de Souza/EPTV

“A Vigilância reforça a importância dos serviços de saúde se atentarem aos casos de pacientes com lesões cutâneas [pápulas, vesículas, crostas], em que tenham sido descartadas outras doenças com sintomas similares, como dor de cabeça, presença ou não de febre, linfonodos aumentados, dor nas costas e fraqueza”, diz nota da assessoria.

‘Contato íntimo e sexual’

Segundo a Saúde de SP, todos os pacientes estão com boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios, com o apoio do Estado. A secretaria já trata como surto da doença, e disse que a prevalência é de transmissão em relações íntimas e sexuais. “O vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e é importante salientar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”. Aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus

Caroço no pescoço, axila e virilhas
Febre
Dor de cabeça
Calafrios
Cansaço
Dores musculares

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas

Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.
De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.
Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
Da mãe para o feto através da placenta;
Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Por g1 Campinas e Região

Comente usando o Facebook

Publicidade

H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.

Clique Para Comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Atletismo

Atletismo de Paranavaí disputa Torneio Paranaense em Cascavel neste fim de semana

Roy Junior

Publicado

em

Publicidade

Nesse sábado em Cascavel acontece o terceiro Torneio da Federação Atletismo do Paraná categorias sub 14 e sub 16.
350 atletas de 17 cidades foram inscritos nesse torneio l. O evento acontece no Centro Nacional Deselvolvimento do Atletismo, uma das maiores estruturas do Brasil. O evento começa as 8.00 e termina às 17.00 hs.

Publicidade

Acompanham os atletas os professores:
Aguinaldo Souza
Orlando Bomfim
Moises Robert

O projeto tem apoio da prefeitura de paranavai

Comente usando o Facebook

Publicidade
Continue Lendo

Paranavaí

Paranavaí terá vagas de motos exclusivamente para idosos

Roy Junior

Publicado

em

Publicidade

A Pare Fácil, empresa responsável pelo estacionamento rotativo em Paranavaí, deu início nesta semana a implantação das vagas de idosos nas vagas de motos. O serviço está sendo realizado fora do horário de expediente comercial para não atrapalhar o trânsito, bem como não interditar o uso do estacionamento pelos demais motociclistas.

Publicidade

Um idoso com a credencial nas vagas exclusivas tem a gratuidade de duas horas do estacionamento rotativo. Devido a muitos pedidos dos usuários, o município solicitou à empresa responsável pela operação do Estacionamento Rotativo que providenciasse vagas exclusivas para os idosos para as motocicletas.

Buscando garantir o direito a todos os idosos, as vagas implantadas serão de uso exclusivo para o titular da credencial, devendo ser disposta de maneira visível no painel da motocicleta. No total, serão 48 vagas que foram escolhidas para facilitar a mobilidade dos idosos.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de 2023, a frota de motocicletas no Brasil chegou a 32,3 milhões, sendo um dos principais meios de transporte da população. O uso de motocicletas pelos idosos vem crescendo consideravelmente devido à sua praticidade e economia.

Fonte: Ass. Pref. Pvaí

Comente usando o Facebook

Publicidade
Continue Lendo

Cidades

Estado promove encontros sobre patrimônio cultural em Paranavaí e Umuarama

Roy Junior

Publicado

em

Publicidade

Secretários, dirigentes e gestores públicos municipais de Cultura do Núcleo Regional de Cultura da Macrorregião Noroeste irão participar em maio de um encontro nos municípios de Paranavaí (23/05) e Umuarama (24/05) com a temática da Memória e do Patrimônio Cultural do Paraná. Os dois dias de evento se dão em razão do número de municípios (114) que a macrorregião possui. No total, são aguardadas 120 pessoas.

Publicidade

O objetivo é mostrar a legislação estadual dos museus e do patrimônio histórico, a Cartilha de Orientação do Patrimônio e orientar sobre os procedimentos para criação de museus municipais. Para isso, serão feitas apresentações sobre políticas públicas que visam salvaguardar os conjuntos históricos, planejamento dessas políticas, projetos para preservação da memória do Estado e as diretrizes que são desenvolvidas de forma coletiva com os agentes culturais e a sociedade civil.

“A importância desse encontro está relacionada com o fortalecimento das políticas públicas do setor cultural e especificamente da área de memória e patrimônio. A nossa expectativa é desmistificar o tombamento e promover o sistema estadual dos museus”, explica Vinicio Costa Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural, da Secretaria estadual da Cultura.

HISTÓRIA – A história do preservacionismo no Estado do Paraná remonta às primeiras décadas do século XX, quando foi criado o Conselho Superior de Defesa do Patrimônio Cultural, pela Lei Estadual n.º 38, de 31 de agosto de 1935. O principal objetivo do conselho era colaborar na defesa do Patrimônio Cultural do Paraná e estimular toda atividade intelectual e artística no Estado. Por esse motivo, o Paraná é considerado o primeiro estado a tratar desse assunto.

Em 1948, foi criada a Divisão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Paraná a qual, mais tarde, tornou-se a atual Coordenação do Patrimônio Cultural. Passados alguns anos, em 1953, foi criada e sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto a Lei Estadual 1.211, Lei de Tombamento.

Serviço:

Paranavaí
Data: 23/05 (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Público-alvo: municípios da região da Amunpar (Paranavaí) e Amusep (Maringá)
Nº de municípios: 58
Local: Fundação Cultural de Paranavaí – Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade

Umuarama
Data: 24/05 (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Público-alvo: municípios da região da Amenorte (Cianorte), Amerios (Umuarama) e Comcam (Campo Mourão)
Nº de municípios: 56
Local: Fundação Cultural de Umuarama – Centro Cultural Vera Schubert

Fonte: AEN

Comente usando o Facebook

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas