Conecte-se Conosco

Paranavaí

Hoje é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Roy Junior

Publicado

em

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges.

Nesta sexta-feira, 24 de março, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
“A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro. É um grave problema de saúde pública mundial e milhares de pessoas ainda adoecem e morrem devido à doença e suas complicações”, explica a coordenadora do SINAS, Marielza Sestário Pinheiro.

Sintomas – De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado; e rouquidão.
É preciso ficar atento, pois a tuberculose pode ser facilmente confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.
Prevenção e tratamento – A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Lembrando que a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.
“É fundamental que, caso apresente os sintomas, o paciente procure imediatamente a UBS mais próxima de sua casa. O tratamento é feito com a tomada de antibióticos orais, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença. Uma vez que a bactéria é muito resistente, é necessário fazer o tratamento por cerca de 6 meses, embora, em alguns casos, possa durar entre 18 meses a 2 anos até se atingir a cura”, frisa Marielza.

Números – No Brasil, foram diagnosticados mais de 68 mil novos casos de tubérculos em 2021, com incidência de 32 casos a cada 100 mil habitantes. No Paranavaí, no ano de 2022 foram diagnosticados 2.333 casos novos, com incidência de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes. Em 2022 houve uma redução de 4,,3% no diagnóstico de casos novos de tuberculose se comparado com o ano de 2020.
Em Paranavaí, todas as Unidades Básicas de Saúde já realizam, continuamente, atendimentos para diagnóstico da tuberculose. Tanto que no município houve diminuição de 37,5% de casos de 2022 para 2021. Foram realizados tratamentos com 24 pessoas em 2021 e com 15 pessoas em 2022.

Fonte: Ass. Pref. Pvaí

Comente usando o Facebook

O Portal Roy NEWS acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais fatos de Paranavaí e região, além dos destaques nacionais e da mídia.

Clique Para Comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Paranavaí

Silvercop é solto pela Justiça e responderá os processos em liberdade

Roy Junior

Publicado

em

O influenciador Derick Silvério, conhecido como Silvercop, foi solto pela Justiça na tarde desta segunda-feira (22) e responderá o processo em liberdade. Ele foi preso no dia 6 de abril e indiciado por posse de drogas e de arma de fogo durante a Operação Narciso, realizada pela Delegacia de Paranacity.

Segundo a advogada de Silvercop, Tatiane Lopes, ele já está com a família. “Conseguimos e a liberdade foi concedida. Deus seja louvado”, disse, feliz pela decisão judicial.

Tatiane explicou que durante o processo ele não poderá se ausentar da comarca sem autorização. Em relação aos carros sequestrados pela Polícia Civil no dia 7 de abril, foi realizado o pedido de restituição por parte da defesa, composta também pelos advogados Natassia Tapxure, Anderson Alarcon e Jhordan Rick.

De acordo com Tatiane, circula uma informação de que ela teria sido retirada do caso. “As pessoas acham que eu fui tirada do caso, quando, na verdade, eu sempre estive à frente, inclusive fui eu com a doutora Natassia que conversamos com o promotor”, afirma.

Entenda o caso
Sivercop foi preso em Paranavaí na sexta-feira, 6 de abril, durante uma operação policial que resultou na apreensão de drogas, armamento e uma grande quantia em dinheiro. A ação foi originada da Operação Narciso, realizada pela delegacia de Paranacity.

O objetivo foi o de reprimir os crimes de roubo e receptação de veículos, especialmente caminhonetes, na região Nordeste do Paraná. A ação abrangeu mandados de busca e apreensão nos municípios de Paranacity, Arapongas, Nossa Senhora das Graças, Colorado, Santa Fé, e Paranavaí, onde o influenciador Silvercopp foi preso.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão desta sexta-feira, o foco foi identificar pessoas envolvidas na receptação de veículos furtados/roubados e peças de motocicletas provenientes desses crimes. A ação abrangeu oito residências nas cidades de Paranacity, Paranavaí, Colorado, Santa Fé e Astorga.

Nas buscas na residência do influenciador, os policiais encontraram armas de fogo, drogas e mais de R$ 100 mil em espécie, incluindo dólares. Já no sábado, o ponto central da Operação O Método foi o cumprimento de mandados de busca e sequestro de veículos de alto valor ligados ao influencer.

Fonte: Cibele Chacon – Da Redação Diário do Noroeste

Publicidade

Foto: Redes Sociais

Comente usando o Facebook

Continue Lendo

Paranavaí

Feira Azul, no sábado, terá serviços gratuitos para famílias de autistas em Paranavaí

Roy Junior

Publicado

em

No próximo sábado, dia 27 de maio, a Prefeitura de Paranavaí e entidades parceiras vão realizar a Feira Azul, uma atividade voltada para as famílias de autistas com oferta de serviços de gratuitos. A Feira Azul está marcada para acontecer das 8h às 12h, na Escola Municipal Cecília Meireles (em frente à Praça da Xícara).

As famílias de autistas (pais, mães, irmãos e os próprios pacientes autistas) que forem até a Escola Cecília Meireles terão à disposição vários serviços gratuitos como acolhimento psicológico, orientação nutricional, orientação de fisioterapia, manicure, limpeza de pele, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre a emissão da Carteirinha do Autista, orientação sobre os serviços do Centro de Atendimento ao Autista de Paranavaí, além de recreação com alunos do curso de Educação Física.

“A Feira Azul foi pensada principalmente para os pais, mães e responsáveis por pacientes autistas, tanto os cadastrados no sistema público como no privado. Eles, que se dedicam tanto a dar atenção e cuidar, e muitas vezes acabam esquecendo de si mesmos, poderão neste dia também receber um pouco de atenção e cuidados especiais”, frisa a organizadora da Feira, Hellen Zaine Matsumoto.

A Feira Azul acontecerá através de uma parceria entre a Prefeitura de Paranavaí, SESC, UniFatecie e Unipar.

Fonte: Ass. Pref. Pvaí

Comente usando o Facebook

Continue Lendo

Paranavaí

Paranavaí abre Chamamento Público para entidades que queiram realizar projetos artísticos e culturais na Casa da Cultura

Roy Junior

Publicado

em

A Fundação Cultural de Paranavaí está publicando nesta segunda-feira (22) o Edital de Chamamento Público nº 01/2024, que vai selecionar entidades e organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, para realizar projetos artísticos e culturais de caráter socioeducativo, atendendo aos termos da Lei nº 13.019/2014, do Decreto Municipal nº 22.889/2021.

Através do Edital de Chamamento Público, a Fundação Cultural vai celebrar parceria com as entidades através de um Termo de Colaboração para a realização de cursos na Casa da Cultura nas áreas de Música, Teatro, Dança, Audiovisual e Artes Visuais, a exemplo do que já foi executado em 2023.

O Edital será aberto nesta segunda-feira, dia 22 de abril, e receberá inscrições até o dia 21 de maio. As informações completas do Edital estarão disponíveis no site da Prefeitura de Paranavaí (www.paranavai.atende.net), acessando o Portal da Transparência e sem seguida clicando em Chamamento Público.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Fundação Cultural, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (44) 3902-1128.

Fonte: Ass. Pref. Pvaí

Comente usando o Facebook

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas