A região Noroeste está em festa com a assinatura de um importante documento, realizada nesta segunda-feira (2). A Itaipu Binacional e o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA) oficializaram um convênio para a implantação de uma Usina de Triagem Mecanizada (UTM) de resíduos em Paranavaí, o que beneficiará todos os 19 municípios integrantes do Consórcio.
A UTM será instalada em uma área de 10 mil metros quadrados, ao lado do aterro sanitário de Paranavaí, e contará com uma infraestrutura completa, incluindo um barracão moderno, área administrativa e equipamentos de alta tecnologia para triagem e movimentação dos resíduos.
“É uma tecnologia inovadora já que, diferentemente da maioria das usinas que existem no Brasil, a UTM em Paranavaí não precisará trabalhar com os resíduos previamente separados. Ela tirará o lixo domiciliar indiscriminadamente, composto por diferentes tipos de materiais, fará a separação e, no final, será capaz de reaproveitar até 90% dos resíduos, deixando apenas 10% para serem destinados ao aterro sanitário”, explicou o deputado federal Tião Medeiros, que desempenhou papel fundamental nos trâmites para viabilizar o projeto.
Na avaliação do vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi, “o município já é considerado hoje um pólo de referência na gestão de resíduos sólidos. Essa é uma iniciativa que leva Paranavaí a outro patamar, mas que também beneficia toda a região nas questões ambientais, na geração de emprego e renda e ainda nos ajuda a aumentar a vida útil do nosso aterro sanitário”.
A nova Usina de Triagem Mecanizada tem um investimento total de R$ 19 milhões e previsão de entrar em funcionamento nos próximos 18 meses (1 ano e meio). No Brasil, há conhecimento de apenas duas outras usinas semelhantes, localizadas na região central e no Nordeste, o que reforça o caráter pioneiro da iniciativa para o tipo de resíduo proposto.
Mín. 21° Máx. 31°