O Aeroporto Regional de Paranavaí está prestes a passar por uma grande transformação. Em uma solenidade realizada nesta quinta-feira (13), o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, ao lado do prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, assinou o contrato que dá início às obras do novo Terminal de Passageiros e do novo estacionamento de veículos.
O investimento total da Infraero será de R$ 30 milhões, com previsão de entrega das obras até o fim do ano. A inauguração está prevista para o dia 14 de dezembro, aniversário da cidade.
De acordo com a Infraero, o futuro terminal contará com uma estrutura moderna e confortável, com 713 m² de área e capacidade para receber até 200 mil passageiros por ano, com fluxos de embarque e desembarque separados para garantir mais eficiência. O estacionamento também será renovado e contará com 27 vagas em frente ao terminal.
Também estiveram presentes na solenidade: o vice-prefeito Pedro Baraldi, o deputado federal Tião Medeiros, o ex-prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), o deputado estadual Leônidas Favero Neto, os vereadores Antônio Marcos Sampaio, Maria Clara, Cida Gonçalves, Mauricio Miranda, Luiz Aparecido (Mancha da Saúde), Roberto Marrique, Waldur Trentini e Antônio Carlos Utrila, além de secretários municipais e munícipes.
CONJUNTO DE MELHORIAS - Além do novo terminal, o projeto inclui uma série de melhorias para modernizar o aeroporto e aumentar sua capacidade operacional, como:
Outro destaque é a instalação do PAPI (Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), que já está pronto e aguarda homologação pelos órgãos competentes.
AEROPORTO MAIS MODERNO E EFICIENTE - O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, reforçou que o projeto faz parte do compromisso do Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Infraero, em fortalecer a aviação regional.
“Iremos garantir uma infraestrutura aeroportuária aprimorada com vistas a atender à crescente demanda e aumentar a segurança e a capacidade operacional do aeroporto, permitindo que possa receber voos diurnos e noturnos e com aeronaves de maior porte”, destacou Barzellay.
O prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, comemorou o avanço e destacou o impacto econômico que a modernização do aeroporto trará para a cidade e região.
“Estamos muito felizes em receber essa nova infraestrutura da Infraero na cidade. O aeroporto é a porta de entrada para o desenvolvimento dos municípios, e com esse entendimento da Infraero, temos a certeza de que estamos no caminho certo, promovendo uma verdadeira mudança de chave no desenvolvimento econômico do município. Parabéns à Infraero por reconhecer a importância de Paranavaí, no extremo noroeste do estado”, afirmou.
O deputado federal Tião Medeiros, que atuou na articulação para a transferência da gestão do aeroporto da Prefeitura para a Infraero, também celebrou a conquista. “Hoje é um dia histórico para Paranavaí e toda a nossa região. Ver o Aeroporto Regional Edu Chaves modernizado, pronto para atender melhor a população e impulsionar o desenvolvimento local, é motivo de grande orgulho. Trabalhamos com determinação para garantir que esse importante modal aéreo continuasse ativo e fortalecido”, declarou.
DIPLOMA FAZENDA VELHA BRASILEIRA - Durante a solenidade, o município de Paranavaí homenageou o ex-assessor especial aeroportuário, Thuri Castiglioni Gonçalves de Senna Muniz, concedendo-lhe o Diploma Fazenda Velha Brasileira pelos relevantes serviços prestados à comunidade, especialmente na condução de investimentos voltados ao Aeroporto de Paranavaí.
Thuri é piloto profissional de avião, com diversas qualificações em seu currículo. Como assessor aeroportuário, ele teve papel fundamental na fiscalização da obra de recapeamento da pista de pouso e decolagem, e também ajudou na articulação para a transferência da gestão do aeroporto para a Infraero, visando as melhorias que agora serão realizadas.
Essa homenagem reconhece o impacto de seu trabalho para garantir uma infraestrutura aérea mais moderna e segura para Paranavaí e toda a região.
INFRAERO - Com mais de 50 anos de experiência, a Infraero administra 34 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 22° Máx. 35°