O Banco Central do Brasil (BC) lança nesta quarta-feira (4) o PIX Automático, uma nova modalidade de pagamento para contas recorrentes, como de energia, de água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas.
A ferramenta é uma alternativa ao débito automático tradicional. Com ela, o usuário poderá autorizar a cobrança uma única vez e as contas serão pagas automaticamente, sem precisar repetir o processo a cada novo vencimento.
De acordo com o BC, a funcionalidade vai estar disponível a partir do dia 16 de junho.
A configuração do PIX Automático vai estar disponível a partir do dia 16 de junho e depende que a empresa responsável pela cobrança (escola, academia, etc) solicite uma autorização do cliente para descontar os pagamentos por meio da nova modalidade.
A empresa também poderá solicitar a autorização por meio de um QR Code ou pelo próprio site ou app do estabelecimento, direcionando o cliente para a liberação da ferramenta no app do banco.
O PIX Automático procura facilitar o pagamento de contas recorrentes, segundo o BC, evitando esquecimentos e oferecendo mais praticidade e conveniência para o dia a dia.
A expectativa é que a nova modalidade ajude a reduzir custos operacionais e torne mais simples a gestão de cobranças para empresas de diferentes tamanhos e setores, como academias, escolas, marketplaces e serviços de assinatura, diminuindo também a inadimplência.
Diferentemente do débito automático tradicional, o PIX Automático não depende de convênios diretos entre empresas e bancos específicos, e funciona por meio da infraestrutura do BC.
Na prática, isso significa que, por exemplo, uma escola pequena poderá oferecer o PIX Automático mesmo que não tenha acordo com todas as instituições financeiras.
Além disso, o controle também muda: hoje, para cancelar ou gerenciar um débito automático, normalmente você precisa falar com a empresa. Com o PIX Automático, tudo poderá ser feito direto no app do seu banco — autorizar, cancelar ou revisar os débitos.
Outro ponto importante é que o débito automático costuma funcionar só em dias úteis. Já o PIX Automático pode fazer o pagamento em qualquer dia, inclusive aos finais de semana.
Para pessoas físicas, o uso do PIX Automático será gratuito. Já para empresas que receberem pagamentos por meio da funcionalidade, poderá haver cobrança de tarifas, conforme a política da instituição financeira responsável pelo recebimento.
Caso não haja recursos suficientes na conta ou ultrapasse o limite PIX Automático na data programada, o usuário será notificado pelo banco e, na mesma data, terá uma nova oportunidade para recompor seu saldo ou solicitar o aumento do limite.
Sim. O pagador pode cancelar a autorização a qualquer momento pelo aplicativo da sua instituição financeira.
O PIX Automático segue os mesmos padrões de segurança do sistema tradicional, incluindo criptografia, autenticação e rastreabilidade das transações. Além disso, os débitos só serão realizados após autorização expressa do pagador, que poderá cancelar essa autorização a qualquer momento.
Mín. 14° Máx. 24°