Na madrugada deste domingo (15), por volta das 03h14, fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento atingiram a cidade de Paranavaí, no noroeste do Paraná. Segundo dados da Defesa Civil Municipal e informações da Defesa Civil Estadual, os ventos chegaram a 62 km/h, provocando a queda de árvores e danos em diversos pontos da cidade.
De acordo com dados do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a precipitação acumulada até o momento é de 60,2 mm em Paranavaí. Além da chuva intensa, o temporal foi acompanhado de trovoadas, impactando especialmente bairros das regiões central e periférica.
Quatro árvores foram derrubadas pela força do vento, comprometendo a rede elétrica da Copel (Companhia Paranaense de Energia). A queda dos cabos também afetou serviços de telefonia e internet em algumas áreas, conforme levantamento do Centro de Monitoramento da Guarda Municipal.
Até as 13h30 deste domingo, cerca de 100 residências, estabelecimentos comerciais e uma escola municipal permaneciam sem energia elétrica.
As equipes da Copel estão trabalhando no restabelecimento do fornecimento de energia em diversos locais do Parananavaí, afetados pelo temporal. As equipes estão atuando na recomposição da rede elétrica e reparos em locais com postes danificados e árvores na rede.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) está atuando na desobstrução de vias públicas, por meio da remoção de árvores e galhos derrubados pelas chuvas, e, de forma preventiva de locais de grande circulação de veículos.
A Defesa Civil informa que há previsão de mais chuvas nas próximas horas. É importante ficar atento aos alertas e avisos da Defesa Civil, que podem ser recebidos via SMS ou através de comunicados oficiais, e evitar áreas de risco.
Em casos de queda de árvores com risco iminente à segurança, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do telefone 193. Eles avaliam a situação e realizam o corte se necessário, priorizando a segurança.
Se a queda não for emergencial, o proprietário deve procurar ouvidoria Municipal pelo Telefone 156 ou 0800 090012 para solicitar a poda ou corte, conforme a legislação local.
Equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal estão percorrendo os bairros para identificar áreas de risco e prestar assistência às famílias atingidas. Os trabalhos de monitoramento e atendimento continuam ao longo do dia.
Rua João Batista Machado, 310 – Jardim Higienópolis
Queda de árvore e danos à rede elétrica
RUA MARECHAL CANDIDO RONDON, 1695 centro - galhos de arvores
Rua Humberto de Campos, 485 e 607 – Jardim do Sol
Queda de árvore e danos à rede elétrica
Rua Capitão Telmo Ribeiro, 1844 – Jardim Campo Belo
Queda de árvore e danos à rede elétrica
Rua Paraíba, 1785 – Centro
Queda de árvore e danos à rede elétrica
Rua Serafim Afonso Costa, 2699 – Centro
Queda de árvore
As autoridades pedem que moradores dessas regiões redobrem a atenção e informem qualquer situação de risco pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros) ou 153 (Guarda Municipal).
Mín. 14° Máx. 26°