Sábado, 20 de Julho de 2024
15°C 26°C
Paranavaí, PR
Publicidade

Assembleia Legislativa entrega o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário Ivo Pierin Júnior

Homenagem, que contou com a participação de autoridades, lideranças, familiares e amigos, aconteceu por iniciativa dos deputados Adriano José (PP) e Luiz Claudio Romanelli (PSD).

09/07/2024 às 08h17 Atualizada em 09/07/2024 às 08h19
Por: Redação Fonte: assembleia.pr.leg.br
Compartilhe:
Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (08), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos:Orlando Kissner/Alep
Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (08), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos:Orlando Kissner/Alep

Por sua trajetória exemplar e atuação de excelência no setor do agronegócio, o empresário e produtor rural Ivo Pierin Júnior recebeu, na noite desta segunda-feira (8), o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa. A homenagem aconteceu por iniciativa dos deputados Adriano José (PP) e Luiz Claudio Romanelli (PSD), e representa o reconhecimento a contribuição para o fortalecimento, a defesa e fomento da produção rural paranaense, bem como, pela atuação social junto à comunidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Muitas pessoas fazem parte deste momento, deste título”, afirmou o empresário Ivo Pierin Júnior, ao expressar, com simplicidade, o orgulho de receber a homenagem, e de ter a oportunidade de agradecer a todos que contribuíram com sua trajetória. Ele fez questão de falar sobre a importância do Paraná no setor do agronegócio, especialmente, na sua área, que é a do cultivo de mandioca e da produção do amido especial, usado na fabricação de diversos alimentos, entre eles, o famoso e tradicional pão de queijo: “Somos hoje o segundo produtor nacional de mandioca. Sendo que 70% do amido utilizado na elaboração dos pães de queijo consumidos no país sai do nosso estado”, relatou ele, que tem atuação importante nas entidades que reúnem os produtores. O trabalho dele, em conjunto com as demais lideranças do segmento, se reflete no destaque que o Paraná alcançou nos últimos anos no cultivo da mandioca com finalidade industrial no Brasil e no da mandioca de mesa, destinada ao consumo humano, um importante produto da olericultura. A produção de mandioca no Paraná está projetada em 3,69 milhões de toneladas para 2024, 6% acima das 3,49 milhões de toneladas colhidas em 2023. A informação está no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 26 de abril a 2 de maio. O documento é elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Continua após a publicidade
Anúncio

Impacto positivo na sociedade

O legado e a trajetória do empresário e produtor rural foram enaltecidos pelo deputado Soldado Adriano José na abertura da sessão especial. Segundo ele, Ivo Pierin Júnior é reconhecido em todo o estado por suas notáveis qualidades como produtor e empresário. Lembrou que o homenageado, importante empresário da região Noroeste, ao longo de sua vida tem contribuído para o crescimento da economia de todo o Paraná, gerando emprego e renda, sem esquecer de valorizar a comunidade: “Ele se envolve em causas e projetos sociais, sempre procurando melhorar a vida da população. É também tem uma vida exemplar”, frisou. De acordo com o parlamentar, o trabalho do empresário é amplamente elogiado por sua visão empreendedora e habilidade em liderar projetos, dos mais simples até os de grande escala, com sucesso.

“Ivo Pierin Júnior é um amigo que a vida pública me deu. Além de empresário de sucesso, é uma liderança fundamental para o desenvolvimento do Noroeste”, afirmou o deputado Romanelli, que também fez um pronunciamento durante a solenidade. “Há muito tempo milita nas entidades de representação do setor produtivo, sempre defendendo causas de interesse da sociedade e em favor da melhoria da vida das pessoas. Hoje, tenho a honra de trabalhar ao seu lado e da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Paraná) na defesa da duplicação da BR-376, de Paranavaí a Nova Londrina, e pela construção da nova ponte ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul. São projetos essenciais de infraestrutura que ajudarão a acelerar o progresso de muitas cidades do Noroeste. É um merecedor deste título”, sublinhou. “É uma justa homenagem”, acrescentou.

Continua após a publicidade
Anúncio

A honraria foi proposta através do projeto de lei 240/2022, aprovado pela Assembleia por unanimidade, e sancionado em abril deste ano pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, quando foi transformado na Lei estadual nº 21.903/2024. Participaram da cerimônia, que lotou o Plenário – e foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais, autoridades, lideranças, familiares e amigos, entre eles, o ex-ministro da Saúde, Luiz Carlos Borges da Silveira, o ex-governador Orlando Pessuti, secretário do Codesul; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Vasconcelos; Miguel Rubens Tranin, vice-presidente da FIEP; o prefeito de Terra Rica, Júlio Leite, presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar); o ex-deputado Paulo Furiati; e o deputado Ricardo Arruda (PL).

Grande influência no agronegócio

Ivo Pierin Júnior nasceu em 26 de outubro de 1952, na Lapa. É o caçula dos quatro filhos de Idalba Abreu Pierin e de Ivo Pierin (já falecidos). O pai de Ivo Pierin Júnior chegou ao município de Tamboara em 1949, sendo um dos pioneiros da região Noroeste. Ivo Pierin Júnior fez seus primeiros anos de estudos no município de Tamboara, o chamado ginásio. Depois mudou para Curitiba, onde cursou Farmácia e Bioquímica na Universidade Federal do Paraná (UFPR), formando-se no ano de 1974. Quando terminou a faculdade retornou para Tamboara. Junto com um amigo pretendia instalar na cidade vizinha, Paranavaí, um laboratório de análises clínicas e se dedicar às atividades agropecuárias da família, especialmente à cafeicultura e à pecuária de corte. O negócio não deu certo e ele passou a se dedicar exclusivamente às atividades agropecuárias.

Em 1976, casou com Nailda Micheletti, com quem formou a família integrada pelos filhos Rogério, Guilherme, Ivo Neto, as três netas – Olivia, Leonora e Estela, e as noras, Michelly e Rebeca. Dois anos depois fundou, junto com outras pessoas, o segundo clube do Rotary Internacional de Paranavaí, o Fazenda Brasileira, ocupando a presidência da organização na gestão de 1987 a 1988. No início da década de 80, passou a se dedicar à cultura da mandioca. Posteriormente, iniciou a produção de farinha e, nos últimos 30 anos, à de fécula e amido modificado.

O empresário também sempre desenvolveu atividades comunitárias. Dentre elas destacam-se os cargos de direção na Santa Casa de Paranavaí, na Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, de membro do Conselho de Administração do Sicredi e de vice-presidente da Sociedade Civil de Paranavaí (Socipar), entidade que iniciou seus trabalhos no Sindicato Rural de Paranavaí. A partir dos anos 90 passou a atuar nas organizações de classe ruralista. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM), fundador e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), diretor da União Democrática Ruralista (UDR) de Paranavaí, diretor do Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP), vice-presidente e presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, vice-presidente e segundo tesoureiro da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), presidente do Núcleo Regional do Noroeste do Paraná da FAEP (Nurespar), vice-presidente para assuntos de indústria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), diretor de agronegócio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), membro e ex-presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Mandioca e Derivados, representando a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), membro do Comitê Assessor Externo da Embrapa Mandioca e Fruticultura (de fevereiro de 2012 a abril de 2016), fundador e presidente do Centro Tecnológico de Mandioca (CETEM), fundador da Associação de Produtores Irrigantes do Paraná (APIP) e diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (ABIEPAN), entre outras entidades. Nelas atuou – e ainda atua – firmemente para o desenvolvimento do agronegócio paranaense e brasileiro.

Ele é um dos sócios-diretores da Podium Alimentos, fundada em 1990 por seu pai. De acordo com os proponentes da homenagem, o agroindustrial e produtor rural Ivo Pierin Júnior é um dos grandes líderes do agronegócio paranaense, tendo contribuído de forma contundente para o fortalecimento do setor, por meio dos vários cargos que ocupou, e ainda ocupa, em entidades de defesa e fomento da produção rural. A Poduim Alimentos, dirigida por Pierin Júnior, é apontada como uma das maiores empresas do agronegócio do Paraná e está entre as quinhentas maiores e melhores do país, segundo a Revista Globo Rural. A empresa, que já tem uma filial no estado da Bahia, também está entre as dez melhores do setor de massas e farinhas, detendo 25% do mercado de amido especial para pão de queijo. Ciente sobre sua influência nas comunidades onde está inserida a empresa cria e apoia diversas ações sociais. Dividida em categorias – educação, meio ambiente, saúde e assistência social, a empresa possui várias ações permanentes e sempre busca novidades para somar a essas atividades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Paranavaí - PR
Sobre o município
Paranavaí é um município brasileiro localizado no Noroeste do estado do Paraná, principal centro da microrregião local. Sua altitude e de 425 m e sua área total é de 1 202,266 km². Em 2022, a sua população foi estimada em 91,950 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Wikipédia
População: 88.922 (2020)
Time: Atlético Clube Paranavaí
Altitude: 425 m
Área total IBGE/2019: 1 202,266 km²
Clima: tropical de altitude (Cwb)
Densidade: 76,5 hab./km²
Ver notícias
Paranavaí, PR
19°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 26°

18° Sensação
2.52km/h Vento
48% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
07h08 Nascer do sol
06h03 Pôr do sol
Dom 26° 13°
Seg 28° 15°
Ter 28° 16°
Qua 29° 16°
Qui 31° 17°
Atualizado às 19h05
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,60 +0,00%
Euro
R$ 6,10 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,63%
Bitcoin
R$ 399,117,58 -0,20%
Ibovespa
127,616,46 pts -0.03%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias